Atletas da corrida rústica dos Jogos Fenae+ demonstram força e superação

Os participantes da corrida rústica, modalidade realizada no último dia dos Jogos Fenae+, demonstraram que é preciso sempre superar os próprios desafios e limitações. Nem a chuva que caiu a noite inteira na capital gaúcha, neste sábado (18), atrapalhou os atletas. A corrida foi subdividida em 16 categorias (de A a P), com percursos de 5km e 10km e disputada por atletas masculinos e femininos.

Ana Maria Schmitz, associada da Apcef/RS, de 70 anos, percorreu 5km. Ela contou que participou dos primeiros jogos nacionais da Fenae, em 1984. Ela disse que começou a treinar corrida aos 30 anos, por conta dessa edição. “Esporte é vida, é continuidade. Estou há 40 anos praticando corrida, fazendo trilha, escalada. Agradeço à Fenae pelo incentivo e oportunidade de sempre. E parabéns também por agraciar o público 55+”, declarou Ana, carregando orgulhosa a medalha dos jogos de 1984.

Para a atleta Adriana Buratto, da Apcef/SP, o esporte é sinônimo de integração. “Costumo dizer que o corredor já nasce amigo. É muito gostoso esse ambiente, onde a gente pode fazer e reconhecer parceiros. Parabéns à Fenae pela edição, privilegiando as pessoas de mais de idade (sic), por oportunidade que temos de praticar o esporte e ainda promover encontros. O esporte é pra vida, os amigos que faço aqui também. Estou muito feliz com essa vitória”, contou.

Na categoria masculina, Ivan dos Santos, um dos campeões dos 10km, afirmou que a competição foi “puxada e emocionante”. “Esporte é vida, é saúde. Eu corro para uma melhor qualidade de vida e também para competir, unindo o útil ao agradável. Eu adoro competições”, disse.

Atleta mais velha da equipe de corrida rústica da Apcef/SP, Tutae Satomi, de 72 anos informou que começou a correr com 52 anos. Ela contou que fez aniversário no primeiro dia dos Jogos Fenae+, 15 de novembro. “Os amigos fizeram uma surpresa no meu aniversário, cantaram parabéns com um bolinho”, contou. Para ela, terminar bem o percurso foi um presente. “Sim, foi muito bem. Eu fico pensando: ‘vou fazer o meu melhor, do meu jeito. E assim terminei os 5km muito feliz”, comemorou.

Confira aqui o resultado da corrida rústica.