Voleibol Feminino

VOLEIBOL FEMININO

Art. 46º - O torneio de Voleibol Feminino dos JOGOS FENAE + 2023 para atletas nascidas até 31/12/1968, será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Volley Ball (FIVB), adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), e pelo que dispuser este regulamento.
§ Único - A súmula do jogo com no máximo 14 atletas aptas para participar da partida será assinada antes do seu início pelas capitãs das equipes.

Art. 47º - Na fase classificatória (fase de grupo), todos os jogos serão disputados em 3 sets e será declarada vencedora a equipe que vencer 2 sets, sendo os dois primeiros sets jogados em 25 pontos e, em caso de empate, o terceiro set será jogado em 15 pontos e será decisivo. Em todos os sets há necessidade de, no mínimo, 2 pontos de vantagem. Após a fase de grupos a disputa será em 5 sets, sendo vencedora a equipe que vencer 3 sets.
§ Único – Não haverá disputa de 3º lugar, de modo que todas as equipes derrotadas na semifinal ganharão medalha de bronze.

Art. 48º - Toda atleta desqualificada de uma partida cumprirá suspensão automática de uma partida.

Art. 49º - Vitória por 2x0 = 3 pontos; vitória por 2x1 = 2 pontos; derrota por 1x2 = 1 ponto; derrota por 0x2 = zero ponto.

Art. 50º - Havendo empate em número de pontos ganhos na fase classificatória entre duas ou mais equipes do mesmo grupo, será declarada vencedora a equipe que obtiver nesta ordem:
a. Confronto direto;
b. Sets average nos jogos entre as equipes empatadas;
c. Pontos average entre as equipes empatadas;
d. Maior saldo de sets em todos os jogos da fase;
e. Maior número de pontos consignados em todos os jogos da fase;
f. Sorteio.

§ único - Havendo empate entre mais de duas equipes o item “a” não será considerado.

Art. 51º - Havendo empate na fase classificatória entre equipes de grupos distintos, para definir a melhor equipe 3ª colocada será declarada vencedora aquela que obtiver nesta ordem:
a. Maior saldo de sets em todos os jogos da fase;
b. Maior número de pontos consignados em todos os jogos da fase;
c. Sorteio.

Art. 52º - O chaveamento será definido de acordo com o sorteio efetuado pela coordenação técnica dos JOGOS FENAE + 2023.

Art. 53º - Os casos omissos neste Regulamento, serão resolvidos pela Coordenação Geral dos JOGOS FENAE + 2023.