Notícias

#
Jogos Fenae+: Apcefs formam federações para participar do evento

Uma inovação dos Jogos Fenae+ é a possibilidade de duas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) se juntarem para formar uma equipe.  Oito Apcefs estão competindo por meio de federações, nesta primeira edição do evento, realizado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em Porto Alegre (RS).

“O instrumento foi um facilitador para que Apcefs pequenas como a nossa, pudessem participar, já que não teríamos atletas suficientes. Desta maneira, os atletas se sentiram incluídos e oportunizados, além de nos aproximar de colegas do Pará”, avalia a presidente da Apcef/AP, Erika Patrizia Paiva.

O Amapá se juntou com o Pará em duas modalidades: futebol e voleibol feminino. “Fizemos uma federação com o Amapá que tem poucos associados nessa faixa etária (com mais de 55 anos), e vamos fazer nossa apresentação no melhor nível possível para abrilhantar os Jogos Fenae+”, diz Alberto Henrique Araújo, presidente da Apcef/PA.

No voleibol feminino, uma das equipes que disputam os Jogos Fenae+ é integrada por atletas da Apcef/PB e Apcef/RN. O diretor de Esporte da associação paraibana, Arlindo Moreira, explica que apesar da distância entre as duas capitais, as atletas fizeram dois treinos, um em Natal e outro em João Pessoa.

“A Federação entre as Apcef’s nos jogos Fenae+ foi de fundamental importância para ampliar a participação dos atletas, a integração e desenvolvimento de laços afetivos”, reforça o presidente da Apcef/PB, Roncálio Vieira.

Para o presidente da Apcef/RN, Urbano Guedes, a integração entre os dois estados é muito importante. “Esse será o primeiro, mas acreditamos que será um sucesso e nos próximos a adesão será bem maior”, enfatizou.

Também no voleibol feminino, outra federação representa as associações de Minas Gerais e Santa Catarina. “A federação é muito bem-vinda ao possibilitar que um número maior de atletas participe da competição, ao mesmo tempo em que reforça os laços de camaradagem e amizade entre os atletas e seus respectivos estados”, reforça o presidente da Apcef/MG, Paulo Damasceno.

O presidente da Apcef/SC, Marcelo Boeing, acredita na consolidação desta novidade dos Jogos Fenae+. “Em Santa Catarina, tínhamos três atletas que gostariam de jogar o vôlei feminino, mas não conseguiríamos montar uma equipe. Conversando com Apcef de Minas conseguimos juntar as atletas de BH com Santa Catarina. Se não fosse a federação teria menos equipes participando da competição”, explica ele.

As Apcefs do Amazonas e de Rondônia estão juntas nas disputas do futebol e atletismo. “Só dessa forma que as Apcefs menores tiveram condições de formar equipes. Não é fácil formar times com atletas a partir de 55 anos. É uma grande motivação para as associações e colegas”, destacou o presidente da Apcef/AM, Paulo Roberto da Costa.

Futebol Federacao 430x430.jpg

O presidente da Apcef/RO, Eudes Guido, também ressalta a importância de ampliar a participação no evento esportivo. “Foi uma excelente iniciativa criar as federações. Apcefs menores estão representadas e podendo prestigiar os Jogos Fenae+. É uma novidade que espero que continue”, frisou.

Saiba mais

Para disputar qualquer modalidade coletiva, a federação é permitida apenas entre dois estados, não havendo a possibilidade de uma equipe ser formada por mais de duas Associações.

Em relação a pontuação, esta será proporcionalmente dividida entre as duas Apcefs. Por exemplo: Estado X cedeu quatro atletas e o estado Y cedeu seis, e a federação X e Y ganhou 100 pontos. Portanto, 40 pontos irão para o estado X e 60 pontos irão para o estado Y.