Participação feminina é uma das grandes promessas nos Jogos Fenae+

A primeira edição dos Jogos Fenae+, exclusivos para associados das 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) nascidos até 31 de dezembro de 1968, está chegando e, com ela, a expectativa de uma maior participação feminina nas disputas, como vem acontecendo nos últimos eventos esportivos promovidos pela Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa).

O evento será realizado de 15 a 18 de novembro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e contará com a participação de mais de 500 atletas. Associadas das Apcefs de todo o país já estão de malas prontas e animadas para as disputas.

Socorro Duarte, da Apcef/AM, inscrita para as provas de natação e atletismo nos Jogos Fenae+, fez questão de ressaltar a importância da realização de eventos esportivos pela Fenae. “Agradeço à entidade pela oportunidade em nos proporcionar esses momentos maravilhosos no esporte. Entrei na Caixa em 2005 e, a partir de 2006, comecei a disputar os Jogos Fenae. Já participei de várias edições, sempre bastante competitiva nas modalidades. Por fim, cumpro planilha de treinos diária, que me equilibra e me dá subsídios e disposição para desempenhar as outras atividades como economiária e também do lar”, garantiu Socorro.

A associada da Apcef/SP Rosangela Hernandez, que é aposentada, também marcará presença nos Jogos. Ela integrará a equipe de vôlei da Associação. “Estou bastante feliz e empolgada com os Jogos Fenae+. A Federação está de parabéns por proporcionar e estimular a prática esportiva, com especial destaque para este nicho de empregados Caixa, 55 mais. Além disso, a entidade proporciona a socialização. Para mim, a prática de esportes faz bem para o corpo e mente”, destacou Rosangela.

Helen Junchen, representante da Apcef/RS, que participa dos jogos da Fenae desde 1991, também tem vaga garantida no evento da próxima semana. Para ela, a visibilidade no esporte feminino é algo que foi conquistado após muitos desafios e lutas.

“Quando participamos dos eventos esportivos da Fenae, é possível demonstrarmos uma certa igualdade no meio esportivo, assim como construímos um ambiente mais inclusivo, de igualdade e com menos preconceito. Tendo as mulheres nos jogos, acabamos inspirando ‘nossas’ novas gerações de meninas a acreditarem que o esporte também pode e deve fazer parte das suas vidas. Vejo com grande importância a realização do evento, pois é um momento de integração e incentivo à prática. Com isso, a empresa valoriza os empregados, melhorando a saúde física e mental para, como consequência, desempenhar com mais efetividade as suas funções”, ressaltou Helen.

A competição será disputada em cinco modalidades: atletismo, futebol society livre masculino, natação, voleibol feminino e vôlei de praia dupla masculino. O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforça a importância da promoção de atividades que proporcionam lazer e bem-estar para os empregados da Caixa.

“Desta vez, estamos priorizando os atletas com idade a partir de 55 anos. Além de todos os outros produtos e serviços ofertados para este público, a Fenae organiza este evento com muita satisfação e com a certeza de que promover a qualidade de vida dos empregados Caixa está entre as nossas prioridades. Esperamos que todos se divirtam bastante e que, principalmente as mulheres, estejam cada vez mais representadas, valorizadas e representadas neste e em qualquer outro espaço”, afirma Takemoto.